A importância dos refines (aprimorar equipamentos)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A importância dos refines (aprimorar equipamentos)

Mensagem por brenodias em Seg Jun 12, 2017 9:47 pm

Criando um tópico só para explicar aos novatos (e ao Etranis) a importância dos refines (ou overs) nos equipamentos.
No ragnarok existem 2 tipos diferentes de defesa, a Hard Defense (defesa dos equipamentos) e Soft Defense (defesa pelo stat vitalidade).


Envolto em vermelho: Hard Defense
Envolto em verde: Soft Defense

Como o próprio nome já diz, a Hard Defense tende a ser mais importante, pois os pontos investidos nela geram mais defesa. Para cada 1 ponto de defesa de equipamento, seu personagem tem 1% de defesa à danos físicos, sejam eles de curta ou longa distância (exclui danos mágicos). Ou seja, se você tem 50 de defesa, você recebe somente metade do dano.

É aí que entra a importância dos refines:

Para cada refine em armaduras, são ganhos 0,7 pontos de Hard Defense então, levando em consideração 5 armaduras (cabeça topo, vestimenta, escudo, capa, e calçado), pode-se conseguir 14% de defesa caso todos estejam +4. Mas se todos estiverem +7, serão 24,5%, ou seja, mais de 10% a mais por 3 refines em cada armadura. É um Chapéu Fedorento a mais (somente para danos físicos).

Então por que normalmente se busca o +7?

Simples, uma questão de custo×benefício. A tabela de chance de refine é regressiva, ou seja, as chances reduzem a cada + que se consegue. No caso específico de armaduras, as probabilidades são as seguintes: até +4 - 100% | +5 - 60% | +6 - 40% | +7- 40% | +8 - 20% | +9 - 20% | +10 - 10%. Refinar acima de +7 reduz muito as chances de sucesso, precisando de muitas armaduras semelhantes e muito Elunium, sendo gasto bastante tempo nesse processo. Mas se você não tem nada melhor pra fazer, pode valer a pena.

Por que algumas vezes eu refino e minha defesa não aumenta?

Não se preocupe porque não é nenhum "bug". O que acontece é que a janela de stats arredonda o valor para não ter casas decimais. Então se a defesa está entre 10 e 10,4 por exemplo, será mostrado somente 10. Mas se estiver entre 10,5 e 10,9 será mostrado 11. Isso ocorre quando a soma de todos os refines de armaduras equipadas somados forem os seguintes: 2, 6, 9, 12, 16, 19, 22, 26, 29, 32, 36, 39, 42, 46 e 49.

Como já estou falando de defesa, vou aproveitar para explicar a Soft Defense (ou vit defense) pois ela é bem simples. Para cada ponto em vit, seu personagem vai receber 1 de dano a menos (isso mesmo, somente 1 de dano para cada 1 de vit). Essa defesa é mais útil quando se está recebendo vários danos baixos consecutivos, por isso ela beneficia mais os "tankers". Ex: mobar vários monstros que te causariam 100 de dano. Se tiver 50 de vit, eles só causariam 50 de dano. Já para danos altos ela não é muito útil.

Entretanto, não se desanime e deixe de investir nesse stat, pois ele tem outros benefícios como aumento de HP (1% por cada ponto) e resistência a alguns status ailments (condições) como atordoamento (aproximadamente 1% para cada ponto também, mas causa imunidade total com 97 de vit).

Aproveito para explicar também que a defesa mostrada pelos equipamentos dentro do server não é confiável, pois é de um base pré-renovação, onde o cálculo da defesa é diferente. Para saber a defesa real de qualquer equipamento, sugiro olhar sua defesa antes e depois de equipá-lo e calcular a diferença, de preferência sem nenhum outro equipamento equipado e sem refines (pois como refine dá 0,7 e a janela arredonda, o valor pode ser irreal). Pode-se também consultar o site http://ratemyserver.net , pois é uma fonte confiável de informações sobre ragnarok (apesar de ser em inglês).

Caso alguém ache algum erro na explicação ou precisa esclarecer mais alguma coisa basta comentar.
avatar
brenodias

Mensagens : 13
Data de inscrição : 29/05/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum